Seja Seu Próprio Patrão

sábado, 8 de janeiro de 2011

Microsoft apresenta os planos para o futuro na CES 2011

CEO Steve Ballmer mostrou o futuro do Windows e novas funcionalidades para o Kinect e o Windows Phone.

Painel da Microsoft abre a feira de eletrônicos para o consumidor em Las Vegas

A CES 2011 – Consumers Electronics Show – maior feira de eletrônicos voltados para o consumidor começou na noite de ontem em Las Vegas com paineis voltados para a imprensa. Tradicionalmente, a Microsoft faz a abertura do evento – e esse é um dos momentos mais aguardados da feira, já que a gigante guarda sempre grandes novidades para serem apresentadas na CES.

Nesse ano, a apresentação capitaneada pelo CEO Steve Ballmer lembrou os últimos grandes avanços da empresa com os lançamentos do Windows 7, do Kinect e do Windows Phone 7 e mostrou como a Microsoft pretende ir além nestas frentes.


No caso do Kinect, foram apresentadas novas funcionalidades que permitem o controle de mídia (filmes e música) usando os movimentos do Kinect. A Microsoft já tem parceria com a empresa de vídeo por demanda Netflix, que permite que os filmes sejam alugados via Xbox e vistos online. Em breve, também será possível usar o serviço de vídeos online Hulu Plus. Tudo isso controlado pelo Kinect.

Mas as novidades para o leitor de movimentos não param por aí.

Uma parceria com o canal de esportes ESPN permitirá algumas funções exclusivas como votar outros usuários do Kinect em quem irá vencer uma determinada partida.

Outra novidade é o reconhecimento facial. Hoje o Kinect já faz o reconhecimento do corpo e de movimentos, em breve ele irá reconhecer o rosto do usuário e criará uma cópia, mimetizando inclusive os movimentos da face. Entre os usos para essa nova tecnologia, chamada de Avatar Kinect, está a possibilidade de frequentar uma sala de bate-papo com uma cópia quase perfeita de você mesmo, usando voz e movimentos seus, sem precisar de nenhum tipo de controle.

Essas salas de bate-papo do futuro parecerão realmente com ambientes reais.

A novidade chega já neste semestre e será grátis para usuários gold do Xbox Live e deve se tornar algo muito comum em breve já que até hoje cerca de 8 milhões de unidades do Kinect já foram vendidas (números apresentados por Ballmer).
O Windows Phone 7 é uma das grandes apostas para o futuro. Na apresentação, Ballmer afirma que “o melhor do Office, do Xbox, do Xbox Live e do Bing foram usados para construir um grande aparelho”. Nove modelos foram lançados até hoje ao redor do mundo, segundo o CEO.

A plataforma vem crescendo com cerca de 100 aplicativos sendo adicionados à loja virtual (hoje são cerca de 5500).

E a integração parece ser a grande meta a ser atingida pela Microsoft. Integração entre o Xbox e o Windows Phone 7, por exemplo.
Ballmer demonstrou funcionalidades do Xbox, como o Game Room, que poderão ser usadas diretamente no celular. O usuário do Xbox Live poderá acessar sua conta diretamente do seu telefone. Vários títulos de jogos do console, entre clássicos como Tetris e Pacman e novos como Halo e Need for Speed - foram demonstrados no telefone.

Para o futuro próximo outras funcionalidades serão adicionadas ao WP7 como a posibilidade de copiar e colar texto, e mais velocidade de processamento.

Windows PCs

É indiscutível que o Windows 7 é o melhor sistema operacional que a Microsoft desenvolveu em anos e tem conseguido grande aceitação. Os números falam por si: Ballmer aponta que a cada 7 segundos uma cópia é vendida ao redor do mundo.

No painel foram apresentados vários modelos entre desktops e tablets rodando Windows 7, todos disponíveis no mercado. Um dos modelos apresentados foi o tablet de 12 polegadas da Asus. A interface é controlada via touchscreen ou caneta Stylus. O aparelho reconhece a ponta da caneta de modo cancelando o reconhecimento de toque na tela, dessa forma você pode repousar a palma da mão enquanto escreve sem correr risco de cometer erros de digitação.

Outros Windows PC apresentados foram o HP DM1 – com preço abaixo de US$ 500 – o Samsung PC7 e um modelo da Acer com tela dupla.
Um outro produto da Microsoft foi atualizado e traz grandes novidades. É a mesa Surface que neste ano traz a tecnologia PixelSense. Com essa tecnologia, cada pixel da tela é uma câmera individual o que significa que se você puser uma folha de papel escrita à mão sobre a mesa o texto será reconhecido. Por enquanto essa tecnologia estará disponível apenas para uso comercial.

A grande novidade do futuro do Windows, no entanto, está na sua capacidade de rodar em mais aparelhos do que simplesmente em PCs.

Smartphones, tablets e outros aparelhos reduzidos confiam seu processamento a chips com tecnologia ARM, que usa menos energia. Isso significa que a Microsoft está mirando um futuro onde o mesmo Windows que usamos hoje nos nossos computadores irá rodar igualmente em celulares e outros aparelhos que venham a existir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário