Seja Seu Próprio Patrão

sábado, 8 de janeiro de 2011

Gorilla Glass: um vidro resistente para proteger seu touchscreen

 Vidro especial resiste a quedas, arranhões e a seus dedos engordurados de pizza
CES 2011 aponta tendência: vidro deve estar cada vez mais presente

A primeira experiência com um aparelho touchscreen a gente não esquece, seja com um celular, com um tablet ou com um notebook. Os primeiros dias de uso logo após tirar o aparelho da caixa são de um cuidado quase maternal com o brinquedo novo. Todos os nossos esforços se concentram em tratar o gadget com cuidado, tocar a tela de leve, limpar os dedos sujos de gordura antes de operar aparelho...etc. Tudo para um mês depois você tratá-lo como se fosse um vira-lata. E é aí que acontece a maioria dos acidentes - eu mesmo tive a experiência de deixar cair um notebook touchscreen no chão para ver, com lágrimas nos olhos, o resultado: tela partida em milhares de cacos.
Os gadgets mais recentes e caros confiam em uma nova tecnologia para evitar esses tristes momentos – e aumentar a sua durabilidade. Essa tecnologia se chama Gorilla Glass – ou vidro gorila – que é...bem, vidro. Já está presente no iPhone 4, no Galaxy Tab – da Samsung – e no Dell Adamo. É um dos destaques entre as tecnologias inovadoras da CES 2011 e estará, em breve, em um gadget perto de você.

Telas protegidas com o Gorilla Glass podem ser derrubadas, chutadas, golpeadas e arranhadas e sobreviver sem nenhum arranhão. Um repórter do site Gizmodo testou o vidro algum tempo atrás e brincou dizendo que “tentou várias vezer aplicar sua força de blogueiro mas não conseguiu deixar marcas no produto”.

A tendência apontada na CES deste ano é que o supervidro esteja cada vez mais presente nestes gadgets e, em breve, também na tela das TVs (imagine quantos dos acidentes envolvendo o controle do Wii seriam evitados com esse vidro).

O segredo por trás da durabilidade do vidro gorila é, segundo o engenheiro Donnell Walton, “sua composição, que permite que ele responda melhor ao processo químico que cria os vidros temperados”. O produto ainda é caro, mas sua rápida adoção deve barateá-lo em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário