Seja Seu Próprio Patrão

terça-feira, 28 de junho de 2011

Qual é o melhor: iPad 2, Galaxy Tab ou Xoom?

Testamos os três tablets mais populares do momento. No Laboratório Digital, veja qual deles sai na frente


Matéria exibida dia 26 de Junho de 2011 | 15:45h no http://olhardigital.uol.com.br/home.php
Leia a matéria na integra

Tarefa difícil essa! Durante as últimas 3 semanas, testamos tudo que pudemos dos principais tablets à venda no país. E a disputa entre eles não foi fácil. Em cada canto do ringue, um adversário forte. Num canto, o iPad 2, fenômeno da Apple. Num outro, o Xoom, aposta de peso da Motorola. No terceiro corner, o Galaxy Tab, a surpresa da Samsung. Vamos ao combate!

Sistema operacional. É aqui que boa parte dos segredos repousam. O sistema operacional que controla os tablets é responsável por uma boa parte do sucesso ou do fracasso de qualquer máquina. O iPad 2 traz o iOS, sistema criado pela Apple inicialmente para o iPhone e que evoluiu para o iPad. Ele praticamente só tem pontos fortes: é fácil de usar, é super leve e estável. Além disso, ainda tem a segurança. O iOs ainda está invicto quando o assunto são vírus e outras pragas virtuais. No segundo degrau, fica o Xoom. Ele traz o Android 3.0, apelidado de Honeycomb – ou favo de mel. O pessoal do Google gosta de dar nomes doces ao seus softwares. Ele é a primeira versão do Android para tablets. É verdade que ele oferece recursos super interessantes, como a integração com os mecanismos do Google. Mas... esse é um sistema menos intuitivo que o iOs do iPad. Não dá para dizer que seja complicado, mas é menos simples. Por último, chega o Galaxy, da Samsung. Ele é controlado pelo Android 2.2 – uma versão do sistema que já está ficando velhinha... Resumindo, no quesito sistema operacional, o iPad sai na frente.

Navegador. Se a Apple saiu na frente com o sistema operacional, no quesito seguinte, levou a pior. O Safari é um bom navegador. Mas, nos tablets e smartphones, ele não exibe vídeos ou animações em Flash. E isso pode ser irritante na hora de procurar aquele restaurante que resolveu fazer seu site cheio de animações em flash. Além disso, enquanto o navegador do Android já oferece a possibilidade das abas, o Safari ainda não pensou nisso. Ou seja, nesse quesito, o brinquedinho da Apple amarga o último lugar.

Hardware. Esse quesito tem muito a ver com o anterior. De nada adianta ter um hardware super poderoso se o sistema operacional não ajuda. Aqui, iPad 2 e Xoom se equivalem. Ambos têm processadores com dois núcleos, que conferem boas velocidades de operação. Mas... o iPad acaba passando uma sensação de mais agilidade graças ao sistema operacional mais eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário